Sinopse

Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial e mais aguda da Revolução Cultural, No intenso agora trata da natureza efêmera dos momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor medida, no Brasil, a partir das quais, na tradição dos filmes-ensaio, tenta-se investigar como aqueles que tomaram parte naqueles acontecimentos seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões. As imagens, todas elas de arquivo, revelam não só o estado de espírito das pessoas filmadas – alegria, encantamento, medo, decepção, desalento – como também a relação entre registro e circunstância política. O que se pode dizer de Paris, Praga, Rio de Janeiro e Pequim a partir das imagens daquele período? Por que cada uma dessas cidades produziu um tipo específico de registro?

Trailer

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Ficha Técnica

roteiro texto e direção joão moreira salles
montagem eduardo escorel, laís lifschitz
música original rodrigo leão
produção executiva maria carlota bruno
pesquisa de imagens de arquivo antonio venancio
edição de som e mixagem denilson campos
coordenação de pós-produção marcelo pedrazzi
uma produção videofilmes

 

SOBRE JOÃO MOREIRA SALLES

João Moreira Salles, documentarista, iniciou sua carreira em 1985, ano em que fundou, ao lado de seu irmão Walter Salles, a VideoFilmes, focada na produção de documentários e de filmes de ficção, entre eles Central do Brasil (1998), Notícias de uma Guerra Particular (1999), Abril Despedaçado (2002), Cidade de Deus (2002), Madame Satã (2002) e Nelson Freire (2003). Nos últimos oito anos, Salles e a VideoFilmes produziram todos os documentários do aclamado documentarista brasileiro Eduardo Coutinho e a empresa recebeu mais de 300 prêmios internacionais.

Em 1987, Salles dirigiu China, o Império do Centro e escreveu o roteiro de Krajcberg, o Poeta dos Vestígios, que lhe rendeu os prêmios de Melhor Documentário de Pesquisa do Festival dei Popoli (Florença, Itália), Melhor Documentário do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano (Havana, Cuba) e o Tucano de Ouro de Melhor Programa de TV do Rio de Janeiro no V Fest-Rio (Brasil).

Em 1989, dirigiu o documentário América, que recebeu o prêmio de Melhor Programa Jornalístico do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). No mesmo ano, dirigiu o documentário Poesia é Uma ou Duas Linhas e Por Trás uma Imensa Paisagem, sobre a poeta Ana Cristina César, que ganhou o grande prêmio do Festival Internacional Fotoptica.

Em 1990, dirigiu o documentário para televisão Blues, que ganhou o prêmio especial do júri no Festival Internacional du Film D’Art, no Centro Georges Pompidou (Beaubourg, Paris, França). No ano seguinte, lecionou curso de Filmagem de Documentário na Conferência de Igrejas de Toda a África (AACC, em inglês), em Nairóbi, Quênia.

Em 1995, dirigiu Jorge Amado e em 1998, lançou a série documental Futebol, codirigida com Arthur Fontes, indicada ao Emmy de Melhor Documentário Internacional e selecionada como finalista do Festival Internacional do Documentário de Amsterdam (IDFA). Também participou do Festival de Cinema de Nova Iorque, como um dos finalistas para a América Latina.

Em 1999, codirigiu com Kátia Lund Notícias de uma Guerra Particular (Melhor Documentário no festival “É Tudo Verdade”; Recebeu indicações ao Emmy e para o Festival de Cinema de Nova Iorque, em 2000). Em 2003, dirigiu o documentário Nelson Freire, premiado como Melhor Documentário do Ano pela APCA e pela Academia Brasileira de Cinema.

Em 2004, dirigiu o documentário Entreatos, sobre os bastidores da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Desde 2006, é editor da Piauí, lançada por ele no Rio.

Em 2007, dirigiu Santiago (Melhor Documentário no Festival Cinéma du Réel, em Paris; no Alba Film Festival, na Itália; Melhor Documentário do Ano pela Academia Brasileira de Cinema).

Em 2015, produziu Últimas Conversas, último documentário de Eduardo Coutinho, que faleceu em 2014.

 

VIDEOFILMES

Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles, a VideoFilmes é uma produtora independente brasileira reconhecida pela alta qualidade técnica e artística de seus trabalhos.

Com mais de 25 anos de história no mercado audiovisual, produz séries e programas para televisão; filmes de ficção e documentários. Um dos principais focos da produtora é a realização de filmes de diretores estreantes e consagrados, tais como Karim Ainouz (Madame Satã);  Sérgio Machado (Cidade Baixa), Eryk Rocha (Transeunte). Em 2016, coproduz Aquarius, filme de Kleber Mendonça Filho, exibido na Competição Oficial do Festival de Cannes.

Na área dos projetos de ficção, produziu os filmes de Walter Salles, tais como: Central do Brasil, um dos mais importantes da Retomada do Cinema Brasileiro, vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, Urso de Prata para a atriz Fernanda Montenegro, e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de duas indicações ao Oscar (melhor atriz e melhor filme estrangeiro); Abril Despedaçado, premiado na categoria de Melhor Direção no Festival de Havana; e Linha de Passe, que deu a Sandra Corveloni a Palma de Ouro de Melhor Atriz em 2008, no Festival de Cannes.

Já nos projetos de não-ficção, produziu os documentários  de João Moreira Salles, tais como: Notícias de uma Guerra Particular, codireção com Katia Lund indicado ao Emmy Latino na categoria deste gênero; Entreatos, que recebeu o Prêmio de Melhor Documentário concedido pela ACIE (Associação de Críticos da Imprensa Estrangeira); e Santiago, Melhor Documentário no Festival du Réel (França), entre outros.

Também teve privilégio de produzir filmes realizados pelos mestres Nelson Pereira dos Santos, como Casa Grande Senzala; e oito filmes de Eduardo Coutinho, entre eles, Babilônia 2000, Edifício Master, Jogo de Cena, e Últimas Conversas.

As coproduções internacionais também fazem parte dessa história. Parceiras com Matanza Cine, Lita Stantic (Argentina) e Fado Filmes (Portugal) deram origem aos longas-metragens dirigidos por Pablo Trapero, Miguel Kohan, Luís Galvão Teles e mais recentemente Paulina, de Santiago Mitre, foi selecionado para a Semana da Crítica em Cannes (ganhador de prêmios como o Grand Prix Nespresso e Fipresci neste festival).

Nesta jornada, a VideoFilmes recebeu reconhecimento por suas produções, conquistando mais de 300 prêmios nacionais e internacionais por seus filmes de ficção e documentários, os quais participaram de festivais internacionais como Cannes, Sundance, Veneza e Berlim.

Prêmios

Melhor Documentário – Competição Internacional – 9º Festival Internacional de Cine de Cali (Colômbia)

Prêmio Especial do Júri Oficial – Melhor Documentário – 15º Festival Internacional de Documentários de Yamagata | Yamagata International Documentary Film Festival (Japão)

Melhor Trilha Sonora –  Cinéma du Réel (França)

Melhor documentário – Premio das Bibliotecas –  Cinéma du Réel (França)

Melhor documentário – Premio SCAM (Sociedade Civil dos Autores de Multimídia) Cinéma du Réel (França)

Menção Honrosa – 13º Festival Internacional de Cinema de Santiago – SANFIC – (Chile)

Um dos 10 melhores filmes de 2017 – Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ (Rio de Janeiro, Brasil)

Melhor Diretor de Documentário de 2017 – Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ (Rio de Janeiro, Brasil)

Melhor Diretor de 2017 – Associação Paulista de Críticos de Artes – APCA (São Paulo, Brasil)

Melhor Filme Brasileiro de 2017 – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul – ACCIRS (Rio Grande do Sul, Brasil)

23º Prêmio Guarani Melhor Montagem – Melhor Montagem Eduardo Escorel e Lais Lifschitz – Academia Guarani de Cinema Brasileiro (Brasil)

 

Festivais

 

Festival Internacional de Cinema de Tarragona (Espanha)

Frontera Sur Festival (Chile)

Memorimage – Festival Internacional de Cinema de Reus (Espanha)

Dhamrasala Film Festival (India)

Cinemaissí – Latin American Film Festival (Finlândia)

EPA CINE – Festival Internacional de Cine Independiente de El Palomar (Argentina)

Le Voci Dell’ Inchiesta – (Itália)

11th Subversive Film Festival – (Croácia)Le Voci Dell’ Inchiesta – (Itália)

47th Molodist Kyiv International Film Festival – (Ucrânia)

Festival of Film and Urbanism – (Ucrânia)

11th Documentarist – Istanbul Documentary Days – (Turquia)

Rencontres D’Arles 2018 – Semana de abertura – (França)

Taoyuan Film Festival 2018 – (Taiwan)

Resistance Film Festival 2018 – (Coréia do Sul)

IFF Pacific Meridian – Pacific Meridian Film Festival – (Rússia)

XXVIII International Film Festival “Message to Man” – (Rússia)

Perso – Perugia Social Film Festival – (Itália)

FICVIÑA – Festival Internacional de Cine Viña del Mar – (Chile)

Thessaloniki Documentary Film Festival – (Grécia)

Punto de Vista – (Espanha)

Ljubljana Doc Film Festival – (Eslovenia)

One World Romania International Human Rights & Documentary Film Festival – (Romenia)

Cinelatino – (França)

Hong Kong International Film Festival – (Hong Kong)

Ojoloco Grenoble – (França)

Essay Film Festival (Inglaterra)

Festival Internacional de Cine Las Palmas – (Espanha)

REX Bern – (Suíça)

Flatpak – (Inglaterra)

DOCUMENTAMADRID – (Espanha)

Jeonju Film Festival  – (Coréia do Sul)

Revolucio Je t’aime – (Espanha)

Atlantida Film Fest – (Espanha)

Eye Film Museum – (Holanda)

FICUNAM 2018 – Competencia Internacional (México)

Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana – (Cuba)

Prêmios Fénix – Cidade do México (México)

7º Mostra de Cine de Lanzarote – (Espanha)

31º Cineuropa – Festival Internacional de Cinema – Santiago de Compostela (Espanha)

12º Pravo Ljudski – Festival de Cinema de Sarajevo (Bósnia Herzegovina)

9º Festival Internacional de Cinema de Cali – (Colômbia)

30º Festival Internacional de Documentário de Amsterdam – Categoria Master (Holanda)

Festival Internacional de Cinema de Vienna 2017 – Seleção Oficial (Áustria)

13º Festival Internacional de Cinema Independente de La Plata – Festi-Freak (Argentina)

53º Festival Internacional de Cinema de Chicago – Competição Internacional (EUA)

58º Festival Internacional de Documentário Dei Popoli – Seleção Oficial (Itália)

15º YAMAGATA – Festival Internacional de Documentário (Japão)

Da Terra à Lua Section: Doclisboa’17 – 15º Festival Internacional de Cinema (Portugal)

21º Festival Internacional de Cinema de Lima – Competição Internacional (Peru)

SANFIC – 13º Festival Internacional de Cinema de Santiago – Competição Internacional

Estreia em Milão – MIFF Milan International Filmmaker Festival (Itália)

The Zabaltegi-Tabakalera Section: 65th Donostia Zinemaldia – Festival de San Sebastian (Espanha)

21º Festival de Cine de Lima – Seleção Oficial (Peru)

34º Festival Internacional de Jerusalém Mostra Intersections (Israel)

DocMontevideo – Semana Documental (Uruguai)

19º Festival de Cinema Brasileiro de Paris (França)

FICA 2017 – Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental – Mostra Paralela (Brasil)

12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto – Minas Gerais (Brasil)

14º Festival Internacional Doc Against Gravity – Life Under Surveillance (Polônia)

16º Festival Internacional de Cine Documental – Encuentros del Otro Cine – Quito (Equador)

19º Docaviv – Festival Internacional de Documentários TelAviv (Israel)

É Tudo Verdade 2017: 22º Festival Internacional de Documentários – Mostra Programas Especiais (Brasil)

BAFICI –  19º Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Argentina)

Cinéma du Réel 2017 – 39º Festival Internacional de Documentários – Competição Internacional (França)

Berlinale – 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim –Mostra Panorama (Alemanha)